Design sustentável “Made in Brazil”
Que o Brasil encanta por suas belezas naturais, não tenho dúvida. Há décadas estrangeiros dos quatro cantos do mundo vem, encantam-se, instalam-se e fincam raízes por aqui. Outros voltam para seus países, mas sempre levam um pouco de brasilidade. Este é o caso de Kirstin Samuel, de Glasgow, que depois de morar seis meses em Recife, inaugurou em Londres a MUMO, estúdio de criação e design. Foi do Rio de Janeiro e de São Paulo que ela tirou a inspiração para fazer as coleções de tecidos e almofadasLeblon, de 2011, e Tropicália, em 2013.
A MUMO cria e desenvolve coleções usando tecidos produzidos por artesões em regiões de pobreza e pouca industrialização, de forma ética e sustentável, garantindo que os produtores tenham uma compensação justa pelo seu trabalho. A filosofia é construir e desenvolver cadeias produtivas sustentáveis que desafiam a forma como a indústria funciona atualmente.
O design de cada coleção é inspirado na arte e cultura local do lugar onde os tecidos são feitos. A linha inaugural, chamada Leblon, foi inspirada no estilo de vida carioca, uma mistura urbano-praia descontraída. Já a nova coleção Tropicália é inspirada no movimento que guiou a cultura musical e a artes plásticas do Brasil, no final dos anos 60. Fica de olho, em breve a marca, que já faz sucesso na terra da rainha, terá loja online com entrega inclusive no Brasil.
Imagens via Mumo
- Re Lacerda
- 30 de abril de 2013
- 0 Comment