MÚSICA AMBIENTE – Grace Jones

Esta semana fui visitar a exposição “David Bowie” organizada pelo Victoria & Albert Museum (Londres) e exibida aqui no Brasil pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Depois de receber no ano passado a exposição sobre a obra de Stanley Kubirck o museu paulistano acertou novamente com a mostra do acervo do cantor britânico: além de setlists, letras de músicas, manuscritos, instrumentos e desenhos a mostra brasileira inclui 47 figurinos, trechos de filmes e shows ao vivo, videoclipes e fotografias. É óbvio que ao terminar a visita fiquei com uma vontade tremenda de ouvir a música de Bowie, mas além disso senti uma nostalgia do período no qual ouvi a música dele pela primeira vez: os anos 80. 

Grace jones bowieNaquela época existia uma cantora, modelo e atriz de 1,79 de altura e visual andrógino que, indiscutivelmente, se consolidava como um ícone: Grace Jones.  A atitude performática, a amizade e colaboração com artistas como Andy Wharol, Keith Harring e Jean Paul Goude  e o ecletismo musical são características que fazem dela uma espécie de duplo do Camaleão do Pop. Com sua voz grave a cantora jamaicana conseguia a proeza de apropriar-se de músicas tornadas famosas por outros artistas tão diversos como Edith Piaf  (“La vie em rose”), Roxy Music (“Love is the drug”), Astor Piazzolla (“Libertango”) e o próprio David Bowie (“Nightclubbing”). Os vídeos, do minimalista “Private Life” ao exuberante “I’m not perfect (but I’m perfect for you) são todos um capítulo à parte.  

No final deste mês volta às lojas, em inúmeros formatos, “Nightclubbing” disco que lançado em 1981 se transformou em um clássico da New Wave. Além disso, ao que tudo indica, até o ano que vem teremos um novo disco e uma turnê.  Em tempos de Lady Gaga já estava mais do que na hora de Grace Jones voltar para mostrar a diferença entre cópia e original.

Um mashup que prova a conexão entre esses dois artistas tão singulares e, ao mesmo tempo, tão parecidos:


Escreva um comentário

resolva o problema abaixo *

 

 

Instagram @decorebadesign