Qual a melhor forma de pendurar quadros?

Quem nunca ficou em dúvida sobre qual a melhor forma de pendurar um quadro na parede. Prego, parafuso, fixador com gancho e fita dupla-face…qual o melhor? E quanto a altura ideal? E se forem muitos quadros? Eu já tive dúvidas sobre tudo isso e recentemente uma amiga me confessou o mesmo receio. Então fui buscar respostas para estas questões e sabe o que eu descobri? Existem sim algumas regras sobre peso do quadro em relação a resistência da parede ou sobre a altura ideal, mas o mais importante é ter bom-senso.

A maioria das paredes é coberta de reboco ou gesso. Esta camada normalmente mede 1,25 cm ou 1,55 cm de espessura. Para pendurar quadros leves ou de peso médio, você só precisa furar essa cobertura com um prego ou com uma bucha de plástico expansível. Neste caso, você pode colocar um pequeno pedaço de fita adesiva sobre o ponto onde o prego será fixado. Isso evita que o reboco ou a cobertura de gesso rache ou esfarele. Caso a parede seja de gesso ou drywall é mais seguro utilizar gancho com fita dupla-face e pendurar quadros até 10kg.

Quadros mais pesados devem ser sustentados por buchas e parafusos fixados na estrutura da parede, ou seja, no tijolo. Neste caso, tenha cuidado com as vigas de concreto que sustentam a parede. Em geral, elas ficam 40 cm de distância do canto da parede. Antes de furar a parede, marque o local com um lápis, isso evita estragos provocados por erros de cálculo. Se o quadro tiver um arame atrás ao invés de ganchos, não esqueça de calcular a distância deste arame em relação à borda do quadro, caso contrário o quadro ficará mais alto que o planejado.

A ALTURA IDEAL
Em regra geral, você deve colocar o quadro ao nível dos olhos, ou seja, cerca de 1m65cm a 1m72cm acima do chão. Se o teto for muito alto, pode jogar com as regras e o espaço, pendurando os quadros ligeiramente mais altos. O tamanho da parede também deve ser considerado. Por exemplo, numa parede grande, quadros pequenos ficam melhor quando agrupados. No caso da criação de uma parede inteiramente composta por fotografias, ficará muito mais interessante utilizar molduras de tamanhos diferentes e as mesmas distâncias entre os quadros, de 6 a 10 cm.

Um quadro pode estar centralizado de acordo com o principal objeto do ambiente: cama, sofá ou mesa de jantar. Além de centralizar com o objeto na horizontal, centralize também na vertical. Por exemplo, a distância entre o sofá e o quadro deve ser a mesma distância entre o quadro e o teto. O ideal é que um quadro fique a uma distância mínima de 30 centímetros do topo de um móvel, desde que não encoste no teto.

Enfim, estes são apenas princípios orientadores,  como já foi dito no início, o importante é ter bom-senso. Lembre-se, os quadros são excelentes objetos decorativos, mas se mal colocados podem deixar o local com um ar pesado e sem harmonia.

Escreva um comentário

resolva o problema abaixo *

 

 

Instagram @decorebadesign