Na última semana aconteceu em Milão, na Itália, o tão esperado Salão Internacional do Móvel que nesta edição contou com a presença de mais de 1.350 expositores e um público estimado em mais de cem mil visitantes. Os números dão a dimensão da feira que é considerada a maior e mais importante do setor pois apresenta ao mundo as tendências em design e os últimos lançamentos em móveis, decoração e afins. É difícil mostrar tudo que rolou por lá, mas separamos algumas peças e ambientes criativos e inovadores para mostrar para vocês. Como assunto é o que não falta, faremos varias postagens para tentar decifrar os “trends” da temporada.

Sala de exposição interativa criada por Marcel Wanders e Casper Vissers para apresentar a nova linha de sua marca Moooi.

Ambiente com luminárias feitas em cobre e alumínio da marca alemã E15
A marca finlandesa
Iittala apresentou uma coleção de prateleiras de metal, móveis de madeira e luminárias de vidro todos bem moderninhos. As caixas-prateleiras
Aitio, assinadas pela designer dinamarquesa
Cecilie Manz, são feitas de aço revestido de pó e possuem ganchos plásticos sobre as bordas. Bem útil, não é? Já a prateleira
Kerros, do designer sueco
Matti Klenell, pode ser também usada como mesa lateral ou uma bandeja, ou seja, uma tendência do design de objetos que ficam entre móveis e utensílios domésticos.



A francesa Petite Friture animou a feira com seu estande colorido e cheio de peças enxutas e criativas. O sofá Nubilo, do designer Constance Guisset, é um exemplo. Com almofadas redondas em diferentes cores e tamanhos que podem ser reorganizados para otimizar conforto, o sofá é todo fofinho. Realmente um convite para um mergulho.
O estúdio londrino Doshi Levien projetou para a marca dinamarquesa Hay a econômica poltrona Uchiwa, com um assento e espaldar alto e curvo que lembra muito o tradicional leque japonês. O designer Jonathan Levien passou sete meses desenvolvendo o produto, sempre focado em refinar o processo de estofamento para reduzir a quantidade de costuras e assim conseguir a acessibilidade necessária para uma peça de baixo custo.

Imagens via Salone del Mobile Milano Press