Imaginado, projetado e feito na Irlanda


Até a semana passada eu não tinha ideia do tamanho, tampouco da qualidade do design “Made in Ireland”. Mas bastou uma semana em Dublin para, além de constatar minha ignorância, mudar completamente minha opinião. Ao andar pelas ruas da capital se percebe um movimento de ufanismo, algo como “valorize o que é nosso”. Em muitas lojas e estúdios, vitrines e cartazes enfatizavam o “Irish Design” como uma herança de valor. Talvez por isso, a produção local esteja em alta, seja na moda, na música ou no design de prédios, móveis e objetos. Com vocês, algumas descobertas ao redor de Dublin.



Designer de móveis da nova geração, Orla pensa nos problemas do cotidiano e em como solucioná-los para criar suas peças. O projeto As if From Nowhere é o exemplo de design simples, colorido, divertido e extraordinariamente funcional. Orla pensa grande e “fora da caixa”, eu estou particularmente encantada por conhecer este projeto.





KLICKITY

As sócias Elizabeth Fingleton e Kate Cronin comandam este estúdio especializado em acessórios para casa. As peças equilibram criatividade, inovação, sustentabilidade, preços acessíveis e design contemporâneo. Eu não resisti e comprei a luminária Fig, linda!


A Luminária Fig é composta por tiras de Polietileno que se abotoam.


Anna Strzelecka nasceu na Polônia, mas foi em Dublin que firmou a carreira como arquiteta e em 2009 fundou a WoodenLeg Design Studio com o objetivo de criar objetos fáceis de usar e que transmitam personalidade e adquiram um significado pessoal aos usuários. Para isso, foca no valor funcional, ao invés do artístico, na concepção de cada projeto. E são muitos, da arquitetura ao design de mobiliário, lindos e frescos. 

Mesa Module, inspirada na colméia de mel.
O esquema pode ser personalizado no seu tamanho e cores.

É basicamente um estúdio de criação e inovação baseado em Dublin que faz móveis e luminárias, ou projetos de iluminação, sob medida. Muitas peças tem edições limitadas e funcionam como objetos de arte.

Riverway é uma mesa de aço e resina inspirada rios irlandeses.
Ela reproduz as paisagens que eles criam
.
Criado pelo estúdio Leo Scarveff Design Stúdio, a Hiberform é um novo estúdio de criação voltado para estruturas esculturais e móveis projetados para uso em escritórios, hotelaria, espaços de varejo e área residenciais. É a vanguarda do design que vai além da funcionalidade, para ser também uma obra de arte.



Twelve é um cabideiro com 12 ganchos. Pode vir em várias cores para ser usado em qualquer ambiente






Frustum é uma tela para ser suspensa no ar e definir espaços, como a sala de jantar ou a área de reuniões em escritórios.


É um designer de móveis da província de Sligo, ou melhor, um artesão qualificado, como ele mesmo se anuncia. Seu trabalho mistura artesanato com técnicas modernas e tecnológicas para criar peças diferenciadas com formas geométricas e linhas limpas. Martin enfatiza o uso de materiais modernos e o trabalho das cores favorece ainda mais a contemporaneidade dos  móveis.

CARVE ON 

Fundado no início de 2011 pelos irmãos Gary e McCormack Alan no condado de Kildare, na Irlanda, a empresa produz acessórios para iPhone e iPad em madeira e couro. O trabalho gráfico de algumas peças é incrível.

imagens disponibilizadas pelos designers.

Escreva um comentário

resolva o problema abaixo *

 

 

Instagram @decorebadesign