Cabeceiras: um olhar novo para seu quarto

A cabeceira é sem dúvida um dos lugares de maior visibilidade no quarto. Além da função de encosto, ela serve para emoldurar a cama e promover a integração entre os criados-mudos e a parede. É uma espécie de complemento do mobiliário, guiando o olhar para promover uma sensação de bem-estar no ambiente. A cabeceira pode ser de madeira, ferro, tecido, papel de parede e de vários outros materiais. Também pode ou não ser fixada na cama. Atualmente, com a popularização da cama box, o mais comum é fixar a cabeceira diretamente na parede, o que ampliou ainda mais as possibilidade de arranjos, cores, texturas e formas. Os painéis, pos sua vez, reforçam a sensação de horizontalidade.
 
Espaço bem aproveitado – Além do painel, você pode criar uma prateleira para apoiar livros, quadros, espelhos, vasos, etc. Só tome cuidado com a altura da prateleira para não correr o risco de bater com a cabeça. A distância ideal é pelo menos 60 cm acima do final da cabeceira.  Fonte: Arquiteta Elessandra Gueller – Foto: Stefane Senne
Efeito gráfico – Quase como em um jogo de montar, placas estofadas foram posicionadas sobre velcros adesivados na parede, criação da arquiteta Regina Adorno. 
Fonte: Revista Casa Claudia.
O papel de parede, da Celina Dias, na parede da cabeceira, enche de charme o quarto do casal.
 Fonte: Revista Casa e Jardim  – Set 2009
Abraço aconchegante – um grande painel revestido de camurça sintética parece abraçar a cama, pois ultrapassa a parede principal e avança nas laterais, abrangendo a profundidade dos criados-mudos, decorado pela arquiteta Paula Magnani. Fonte: Revista Casa Cláudia.
Efeito rústico – um grande painel de madeira de demolição cobre toda a extensão da parede. Não existe uma altura ideal, depende do estilo que se quer criar, mas imagine-se sentada na cama, o painel deve ficar perto da sua cabeça.
Fonte: Arquiteta Elessandra Gueller –  
Foto: Stefane Senne

Ok..ok.. não tem nenhuma produção, mas é minha. Idealizada por mim com a ajuda da marcenaria Duas Ancoras (Tel: 3751-0515 – duasancoras@uol.com.br) – o painel de 1m de altura X 2,6 m largura foi fixado na parede com ganchos e revestido com o papel de parede da inglesa Cole and Co, coleção Hick’s Hexagon, comprado em Buenos Aires.

3 Comentários

  1. EU SOU disse:

    Oi Renata!

    No site da Casa Claudia tem um link que ensina a fazer cabeceiras. Muito legal

  2. Anonymous disse:

    Olá,muita boa a seleção de imagens. Estava procurando ideias de cabeceira de cama com painel de madeira e cheguei aqui no seu blog. irei agora visitar sua página no facebook!

    beijos,
    Mayana Bonilha Souza
    https://www.facebook.com/MayanaBonilhaDecor

    1. Oi Mayana,
      Obrigada pela visita. Essas cabeceiras dão um “up” em qualquer quarto, mesmo. A última imagem é na minha casa. O painel é dividido em dois, pois além de ser mais fácil de transportar é praticamente impossível achar pranchas de madeira com 2,6metros de largura. O painel é preso na parede com ganchos, ou seja, muito fácil de tirar e bem seguro.
      Se você fizer uma cabaceira, mande a foto.
      Volte sempre.
      Beijo grande.

Escreva um comentário

resolva o problema abaixo *

 

 

Instagram @decorebadesign