Mondrian e o estilo irretocável do modernismo abstrato

Quem estiver em São Paulo não pode perder a oportunidade de visitar a exposição Mondrian e o Movimento de Stijl , no Centro Cultural Banco do Brasil. Para além do deleite visual, a mostra é uma verdadeira aula sobre um dos mais importantes movimentos artísticos do século XX, que influencia até hoje a estética da arquitetura, do design e das artes plásticas.

O Stijl ou Neoplasticismo (nome dado por Piet Mondrian à sua filosofia artística) foi um dos grandes marcos da arte moderna, enaltecendo o desenho abstrato e minimalista, com linhas retas e cores primárias. Formas simples, traços limpos e claros, entendidos como a expressão concreta do que, seus criadores, pretendiam fosse o futuro.

 

Gerrit Rietveld planta maquete 2

 

 

As 60 obras expostas, entre pinturas, croquis e plantas arquitetônicas, fotografias e móveis dão um panorama do quão vanguardistas eram as ideias de seus integrantes, a maioria deles holandeses, numa época em que reinava o estilo decorativo e os tons amenos do Art Deco.

É incríCadeira Azul vermelho Gerrit Rietveldvel perceber como o Stijl antecipou os conceitos da escola Bauhaus e tornou o ideal neoplástico um movimento popular, com produção e consumo em escala industrial com infindáveis peças consideradas “futuristas”. Obras como a cadeira Vermelha e Azul (1917), de Gerrit Rietveld, ou a cadeira Zig Zag, do mesmo aut
or são ícones mundialmente reconhecidos e comercializados ainda hoje. No campo da arquitetura, a exposição apresenta em detalhes as criações em que Rietveld e Mies Van Der Rohe imortalizaram os conceitos minimalistas do De Stijl. Enfim, para os apaixonados por artes, arquitetura e design, a exposição é uma inspiração para a vida.

 

 

ONDE:

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB)

até 04 de abril de 2016.

das 9h as 21 horas.

Escreva um comentário

resolva o problema abaixo *

 

 

Instagram @decorebadesign