Achados e Perdidos
Todo mundo tem “tranqueira” em casa. Sim, aqueles objetos que ficam ali a espera de uma utilização ou que a gente tem dó de colocar no lixo porque sempre pensa que vai usar. Pensou certo. Hoje muitos objetos que parecem soltos, inúteis ou mesmo fora de moda podem virar peças de decoração. As lojas de antiguidades, móveis usados, feirinhas de rua e briques estão cheios de quinquilharias lindas a sua espera. Para tirar o melhor proveito de suas incursões pelo mundo do bricabraque aqui vão algumas dicas e endereços descolados para você achar a peça ideal para compor a sua decoração.
- Candelabros de metal, madeira ou cerâmica vão bem em qualquer ambiente, mesmo que sua casa tenha um estilo mais moderno.
- Xícaras antigas podem ser penduradas na cozinha, ornar uma estante na sala ou servir de porta trecos, como anéis e outras miudezas na bancada do banheiro.
- Malas antigas podem abrigar revistas, discos e livros e ficam lindas na sala de estar ou no lavabo.
- Garrafas antigas viram lindos vasos para flores e os vasos, além da própria função, podem abrigar colheres de pau na cozinha.
- Travessas e pratos rasos podem se transformar em centros de mesa ou fruteiras.
- Objetos de ferro galvanizado como lustres, ventiladores, bancos, mesinhas, cabides, carrinhos de feira ornamentam uma decoração estilo industrial que, por sinal, está super em alta. Apenas preste a atenção em pontos de ferrugem. As vezes é muito difícil e caro recuperar uma peça danificada.
- Quadros e telas antigas, mesmo que você não goste do desenho da obra, valem pela moldura. Você pode restaurar e emoldurar uma gravura mais moderna, fazendo um contraponto entre novo e antigo, ou colocar uma madeira pintada com tinta quadro-negro e fazer um porta recados para a cozinha.
- Porcelanas, cristais e pratarias podem ser misturadas sem nenhum prejuízo para sua decoração. Pelo contrário, é um charme vintage.
- No caso de almofadas, estofados e outros tecidos observe se não estão com manchas de mofo e resíduos de traças. Em ambos os casos certifique-se que poderá removê-las, caso contrário você pode adquirir uma peça e nunca usá-la.
ONDE ENCONTRAR
De móveis a brinquedos antigos, passando por moedas até artigos militares, as feirinhas e briques estão cheios de coisas interessantes para você garimpar. Lembre-se também de incluir este passeio na sua próxima viagem e, claro, procurar objetos na casa da sua mãe ou avó. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas bacanas e baratas para decorar a sua casa. Se descobrir um endereço legal em viagens ou na sua cidade, mande pra gente. Vamos fazer um roteiro de Bric-à-Bracs para compartilhar essa ideia.Aqui vão endereços que frequento sempre que posso. Mais
Quando: aos domingos das 10h às 17h
Endereço: Vão Livre do Masp, na Av. Paulista, 1578
São Paulo
Feira de Antiguidades do Bixiga
Quando: aos domingos das 8h às 18h
Endereço: Praça Dom Orione (entre as ruas Rui Barbosa e Treze de Maio) Bela Vista – São Paulo
Endereço: Praça Benedito Calixto (entre as ruas Cardeal Arco Verde e Teodoro Sampaio) – Pinheiros
São Paulo
> Feira de Antiguidades e Design do MuBE
Quando: aos domingos das 10h às 18h
Endereço: Av. Europa, 218 – Jardins
São Paulo
Todos os dias
Endereço: Rua Treze de Maio , 752
São Paulo
> Loja Maria Jovem
Todos os dias
Endereço: Rua João Moura, 1019
São Paulo
Todos os dias
Endereço: Rua dos Trilhos, 1660 – Mooca
São Paulo
Quando: aos domingos das 9h às 18h
Endereço: Av. José Bonifácio (Parque Farroupilha) – Bom Fim
Porto Alegre
Todos os dias
Endereço: Av Saldanha Marinho, 80 – Centro
Pelotas
Quando: aos domingo das 10h às 17 horas
Endereço: Rua Defensa esquina Rua Humberto I
Buenos Aires – Argentina
< Mercado de Pulgas Dorrego
Quando: de Terça a Domingo das 10h às 19h
Endereço: Rua Álvarez Thomas esquina Rua Dorrego – Palermo Hollywood
Buenos Aires – Argentina
Endereço: ao longo da Rua Tristán Narvaja Montevidéu – Uruguai
- Re Lacerda
- 12 de maio de 2014
- 0 Comment